2021 | Conheça os desafios do Germinar

Conheça os 10 desafios priorizados no Germinar, o programa de conexão com startups da M. Dias Branco, uma companhia de alimentos nacional, com mais de 68 anos que fabrica, comercializa e distribui biscoitos, massas, bolos, snacks, farinha de trigo, margarinas e gorduras vegetais em todo o Brasil.

Aumento de Shelf Life e Proteção de Produtos:
Como podemos aumentar a shelf-life dos nossos produtos preservando as características sensoriais e físico-químicas originais? Para aumentar a competitividade das nossas marcas na distribuição e reduzir perdas em produto acabado ou atacados por agentes externos, precisamos de produtos com mais durabilidade e shelf-life sem comprometer a qualidade e saudabilidade dos ingredientes e usando processos e packagings sempre mais evoluídos. O que buscamos: Aumentar a durabilidade (shelf life) dos produtos na gôndola, através de novos ingredientes na formulação, novos métodos de processamento ou tecnologias inseridas na embalagem de forma econômica, sem prejudicar o meio ambiente e garantindo frescor e textura.

Prototipação rápida - Impressão 3D:
Como podemos diminuir tempos e custos do desenvolvimento e do teste de produtos alimentares através das novas tecnologias de impressão 3D? O processo de desenvolvimento de novos produtos ou de teste de melhorias de produtos existente ainda é um processo tradicional e demorado. O que buscamos: Novas tecnologias de impressão 3D em alimentos (processos e ingredientes) que acelerem a prototipação de novos produtos, sem comprometer a qualidade do resultado e aumentar os custos. Buscamos tecnologias que sejam adequadas e seguras para produção de alimento, além de fácil de limpeza do equipamento.

Desenvolvimento Sustentável de Produtos:
Como podemos gerar impactos ambientais positivos na concepção dos nossos produtos? A empresa foca em aumentar a aderência aos compromissos de gestão de mudanças climáticas e redução das emissões de GEE e em desenvolver produtos considerando impactos ambientais e oportunidades no mercado de baixo carbono. O que buscamos: Soluções para avaliar e otimizar o impacto ambiental (clima, emissões de carbono, economia circular) na concepção dos novos produtos e/ou melhoria dos produtos existentes da empresa. Para aumentar a aderência aos índices de sustentabilidade ISE, CDP, ICO2 e aos ODSs.

Gestão Remota de Testes Industriais:
Como podemos diminuir a presença dos colaboradores in loco na fábrica para o acompanhamento de testes de novos produtos, novas embalagens, melhorias, etc.? Neste momento temos a necessidade de deslocamentos de número de colaboradores na linha de produção para gerir o andamento e avaliar o resultado, gerando custo e gastos e tempo com viagens e deslocamentos. O que buscamos: Soluções RA, RV, Digital twin, e planta piloto para desenvolvimento de POC que permitam realizar o acompanhamento remoto e em tempo real para de testes de novos produtos, melhorias e novas embalagens reduzindo necessidade de deslocamentos e número de colaboradores na linha de produção.

Inteligência Artificial para cenários de commodities:
Como podemos automatizar as operações de compra e venda de commodities e mitigar os impactos das estratégias dos grandes fundos de investimentos? Hoje as operações de compras e vendas de commodities são feitas de forma manual, após diversas análises baseadas em dados fornecidos por consultorias e na experiência dos compradores. O cenário da economia mundial faz com que grandes fundos de investimento alternem entre papéis e produtos diversos de acordo com suas estratégias de mercado. Em alguns desses movimentos, as Commodities foco de compra pela M Dias Branco são impactadas, gerando aumentos além dos diversos elementos climáticos, agrícolas e macroeconômicos que já as afetam. O que buscamos: Soluções de automação e de inteligência para as operações no mercado de commodities que possam a partir de referências de mercado e parâmetros, avaliar cenários e tomar decisão com previsões futuras, para ter maior agilidade nas operações e gerar savings nas operações ou pelo menos proteger os custos das variações de mercado. Buscamos soluções com abrangência internacional.

Rastreabilidade de Produtos:
Como podemos conseguir um alto nível de rastreabilidade dos nossos produtos no pequeno varejo? Os processos de rastreabilidade de dentro para fora não possuem alto nível de acurácia pois a partir do momento que o pallet é desmembrado para o pequeno varejo, não conseguimos mais monitorar os produtos assim como potenciais problemas. No decorrer do tempo, podem surgir necessidades de recall de produtos a razão de qualidade ou de segurança alimentar. O que buscamos: M. Dias Branco busca soluções de rastreabilidade de produtos capaz de rastrear os lotes com produtos problemáticos ou danificados, a partir do momento que o pallet é desmembrado para o pequeno varejo. As soluções tem que ser financeiramente viáveis, rastrear até a caixa do produto e atender a legislação vigente do Brasil (RDC 24/2015 Anvisa).

Loja perfeita | Trade Marketing:
Como podemos melhorar sortimento disponível e a exposição dos produtos nas lojas para aumentar nossa receita? M Dias Branco elaborou uma estratégia de crescimento das marcas focada na variedade e complementariedade dos produtos no PDV, em linha com o processo de decisão de compra dos shoppers. Para alcançar estes objetivos precisamos alinhar as operações da nossa forca de vendas e nas lojas. O que buscamos: Soluções de excelência na execução de pontos de vendas. As soluções contemplam a implementação de sortimento recomendado por tipo de loja, exposição dos produtos, aplicação de MPDVs e precificação correta. Buscamos soluções e ferramentas que ajudem na comunicação com e entre o time comercial (vendas & merchandising), mensuração dos espaços e de adoção de planogramas, implementação de materiais de merchandising para melhora na performance das vendas e da composição do mix de produtos / marcas no PDV.

Cockpit de análise e geração de insights:
Como podemos ter clareza sobre o comportamento do consumidor, capturar mudanças rápidas e evoluções de tendências sobre as marcas e categorias em insights para tomada de decisão? As informações internas de marketing são fragmentadas em muitos sistemas internos e externos e fica difícil cruza-las para analisar e gerar insights. Precisamos de dashboards para monitorar a evolução da reputação das marcas. O que buscamos: Soluções que consigam consolidar informações de marketing fragmentadas em várias fontes (Google Analytics, Social media, Social listening, e-commerce, SAC, reclamações, dados de mercado Nielsen e Kantar, ect...). para monitorar a evolução da reputação das marcas e gerar insights sobre os consumidores e produtos.

Produtos e Ingredientes | Saudabilidade:
Como podemos aumentar o portfólio da M Dias Branco em categorias adjacentes e com produtos com claims de saudabilidade e melhor balanceamento nutricional? O objetivo da empresa é acelerar o crescimento das marcas M Dias Branco, diferenciando se no mercado através de novos produtos saudáveis. O que buscamos: Produtos, ingredientes ou processos tecnológicos realmente inovadores, que auxiliem na diversificação, inovação e expansão para categorias adjacentes (novos alimentos e bebidas) e foodtech. Como podemos aumentar o portfólio da M Dias Branco em categorias adjacentes e com produtos com claims de saudabilidade e melhor balanceamento nutricional? O objetivo da empresa é acelerar o crescimento das marcas M Dias Branco, diferenciando se no mercado através de novos produtos saudáveis. O que buscamos: Produtos, ingredientes ou processos tecnológicos realmente inovadores, que auxiliem na diversificação, inovação e expansão para categorias adjacentes e foodtech.

Novos modelos de Negócio, de informação ao cliente e vendas:
Como podemos coletar informações sobre os consumidores de forma ágil, comunicando conteúdo relevante sobre educação alimentar e aumentar a distribuição e o alcance das marcas da M Dias Branco? M Dias Branco quer acelerar o crescimento da em novas áreas de atuação com o auxílio de modelos de negócio inovadores e proporcionar informação e orientação alimentar aos consumidores? O que buscamos: Novas avenidas de crescimento, através de novas tecnologias e novos modelos de negócios que aumentem a eficiência operacional da venda e distribuição de produtos e de atendimento ao cliente. A empresa busca soluções de orientação alimentar para se aproximar ao consumidor e soluções de Marketplace de alimentos e Delivery, Gestão de Varejo, Logística e Entrega, Novos Canais e Alimentação em Casa e no Trabalho, como novos canais de venda de seus produtos.

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